segunda-feira, 11 de março de 2013

Lista de Exercícios - Física - Primeiro Bimestre




Escola Estadual «Nicola Mastrocola» 
Professor Daniel Prates
Lista de exercícios – Física – 1º Bimestre
1ª Série do Ensino – Data:______/______/______                                                      
Nome:_______________________________________
nº:_________Série:___________Nota:_____________

Primeira Parte – Entregar logo após prova semanal

Conceito: Referencial, Movimento e Repouso.

1 (PUC-RS) A afirmação todo movimento é relativo significa:
a) todos os cálculos de velocidade são imprecisos;
b) não existe movimento com velocidade constante;
c) a velocidade depende sempre de uma força;
d) a descrição de qualquer movimento requer um referencial.

2) (Cefet-PR) Imagine um ônibus escolar parado no ponto de ônibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas. Quando o ônibus entra em movimento, sua posição no espaço se modifica: ele se afasta do ponto de ônibus. Dada esta situação, podemos afirmar que a conclusão ERRADA é que:
a) o aluno que está sentado na poltrona, acompanha o ônibus, portanto também se afasta do ponto de ônibus.
b) podemos dizer que um corpo está em movimento em relação a um referencial quando a sua posição muda em relação a esse referencial.
c) o aluno está parado em relação ao ônibus e em movimento em relação ao ponto de ônibus, se o referencial for o próprio ônibus.
d) neste exemplo, o referencial adotado é o ônibus.
e) para dizer se um corpo está parado ou em movimento, precisamos relacioná-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referência.
 
Conceito: Trajetória, Posição e Deslocamento Escalar.

3) (UEPG-PR) Analise as proposições abaixo e marque cada uma delas com V (verdadeiro) ou F (falso):
(     ) O estudo da trajetória de uma partícula independe do referencial adotado.
(     ) Uma partícula que está em movimento em relação a um referencial pode estar em repouso em relação a outro.
(     ) Se dois móveis se deslocam por uma estrada retilínea com velocidades constantes e iguais, e no mesmo sentido, um está em repouso em relação ao outro.
A seqüência correta obtida é:
a) F − V − F
b) F − F − V
c) V − F − V
d) V − V − F
e) F − V – V

4)Um carro parte do km 20, vai até o km 70, onde, mudando o sentido do movimento, vai até o km 30 em uma estrada. A variação de espaço (deslocamento escalar) e a distância efetivamente percorrida são, respectivamente, iguais a:
a) 90 km e 10 km
b) 10 km e 90 km
c)
10 km e 90 km
d) 10 km e 10 km
e) 90 km e 90 km

5) (UMC-SP) Uma partícula tem seu espaço (s) variando com o tempo (t) de acordo com a tabela a seguir:
t(s)
s(m)
0
− 10
1,0
− 5,0
2,0
0
3,0
5,0
4,0
10
5,0
15
6,0
10
7,0
10
8,0
10

a) Qual a trajetória descrita pela partícula?
b) Quanto vale o espaço inicial s0?
c) Em que instante t0 a partícula passa pela origem dos espaços?
d) Qual a distância percorrida entre os instantes t1 = 0 e t2 = 4,0 s, admitindo-se que, neste intervalo, não houve inversão no sentido do movimento?
e) Em que intervalo de tempo a partícula pode ter permanecido em repouso?

Conceito: Velocidade Média e Aceleração Média.
6) Analisando a tabela, calcule o valor da velocidade média.

 




7) (FUVEST-SP) Diante de uma agencia do INSS há uma fila de aproximadamente 100 m de comprimento, ao longo da qual se distribuem de maneira uniforme 200 pessoas. Aberta a porta, as pessoas entram, durante 30 s, com uma velocidade média de 1 m/s. Avalie:
a) o numero de pessoas que entraram na agencia;
b) o comprimento da fila que restou ao lado de fora.

8) (UFAC) Um carro com uma velocidade de 80 km/h passa pelo km 240 de uma rodovia às 7 h 30 min. A que horas este carro chegará à próxima cidade, sabendo-se que a mesma está situada no km 300 dessa rodovia?

9) Uma partícula percorre 30 m com velocidade escalar media de 36 km/h. Em quanto tempo faz este percurso?

10) Os veículos terrestres de maior aceleração são os dragsters. Numa corrida de apenas 402 m, eles conseguem variar a velocidade de 0 a 500 km/h em 8 segundos. Qual a aceleração média de um dragster?

11) Um carro de fórmula 1 encontra- se a uma  velocidade de 290 km/h, quando ao avistar uma curva, reduz a velocidade para 90 km/h. Essa diminuição de velocidade ocorre em 4 segundos. Qual a aceleração do carro nesse intervalo de tempo?

12) Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela.
 





 Determine o valor da aceleração média desse carro.

13) Um jogador de futebol, ao finalizar um lance na grande área para o gol, chuta a bola e esta alcança a velocidade de 22m/s em 0,2s. O goleiro consegue parar a bola através do recuo dos braços. Determine a aceleração da bola ao ser parada pelo goleiro.

14) (PUC - RS) Dizer que um movimento se realiza com uma aceleração escalar constante de 5 m/s², significa que:
a) em cada segundo o móvel se desloca 5m.
b) em cada segundo a velocidade do móvel aumenta de 5m/s.
c) em cada segundo a aceleração do móvel aumenta de 5m/s.
d) em cada 5s a velocidade aumenta de 1m/s.
e) a velocidade é constante e igual a 5m/s.

Segunda Parte – Entregar logo após prova bimestral

Conceito: M.U. e M.U.V.

15) Um móvel com velocidade constante percorre uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posição do móvel é x0 = 500m e, no instante t = 20s, a posição é x = 200m.
Determine:
a. A velocidade do móvel.
b. A função da posição.
c. A posição nos instantes t = 1s e t = 15s.
d. O instante em que ele passa pela origem.

16) O gráfico a seguir representa a função horária do espaço de um móvel em trajetória retilínea e em movimento uniforme.

Com base nele, determine a velocidade e a função horária do espaço deste móvel.

 
17) Um móvel realiza um movimento uniforme num determinado referencial. Seus espaços variam com o tempo segundo os dados da tabela:

t(s)
0
1
2
3
4
5
S(m)
160
120
80
40
0
-40

a) Determine o espaço inicial S0 e a velocidade escalar v do movimento.
b) O movimento é progressivo ou retrógrado?
c) Qual é a função horária do movimento?

18) É dada a função horária do movimento de um móvel  S = 100 + 80 t, onde s é medido em metros e t em segundos. Determine:
a)o espaço inicial e a velocidade escalar;
b) o espaço quando t = 2s;
c) o instante em que o móvel se encontra a 500 m da origem dos espaços;
d) se o movimento é progressivo ou retrogrado.

19) É dada a função horária do movimento de um móvel  S = 60 – 12t, na qual s é medido em quilômetros e t em horas.Determine:
a) o espaço inicial e a velocidade escalar;
b) o espaço quando t = 3 h.
c) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços;
d) se o movimento é progressivo ou retrógrado.

20) Dois móveis percorrem a mesma trajetória e seus espaços estão medidos a partir do marco escolhido na trajetória. Suas funções horárias são:
SA = 30 – 80 t  e  SB = 10 + 20 t
Nestas funções, t é o tempo em horas e SA e SB são os espaços em quilômetros.
Determine o instante e a posição de encontro.

21) (FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:
a) 6,0 m/s e 9,0m;
 b) 6,0m/s e 18m;
 c) 3,0 m/s e 12m;
 d) 12 m/s e 35m;
 e) 2,0 m/s e 12 m

22) (MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:
 a) 8,0 m/s2     b) 6,0 m/s2     c) 4,0 m/s2     d) 2,0 m/s2     e) 1,6 m/s2

23) (UFMA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s é:
 a) zero      b) 5,0 m/s     c) 10 m/s      d) 15 m/s     e) 20 m/s

24) É dado um movimento cuja equação horária do espaço é s = 8 – 4t+t2 ( unidades do SI). A equação horária da velocidade em função do tempo é:
a) v = 8 – 4t
b) v = - 4 + 2t
c) v = -4 + 2t2
d) v = 8 + t2
e) v = 8t – 4t2 + t3

25) Sabe-se que a equação horária do movimento de um corpo é   S = 2 + 10 t + 3 t2.  A posição está em metros e o tempo em segundos. Determine:
a) A posição inicial do corpo;
b) A velocidade inicial do corpo;
c) A aceleração do corpo;
d) a equação horária da velocidade;
e) A posição deste corpo no instante de tempo 2s.

26) Uma partícula está em movimento de modo que sua velocidade em função tempo é dada pelo gráfico abaixo:
a) qual é a velocidade inicial da partícula?
b) qual a aceleração escalar da partícula?
c) dê a equação horária da velocidade.
d) qual a distância percorrida entre os instantes t=0 e t=2s?




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