Escola
Estadual «Nicola Mastrocola»
Professor Daniel Prates
Lista
de exercícios – Física – 1º Bimestre
1ª Série do Ensino –
Data:______/______/______
Nome:_______________________________________
nº:_________Série:___________Nota:_____________
Primeira Parte – Entregar logo após prova semanal
Conceito:
Referencial, Movimento e Repouso.
1
(PUC-RS) A afirmação todo movimento é relativo significa:
a) todos os cálculos de velocidade são imprecisos;
b) não existe movimento com velocidade constante;
c) a velocidade depende sempre de uma força;
d) a descrição de qualquer movimento requer um referencial.
a) todos os cálculos de velocidade são imprecisos;
b) não existe movimento com velocidade constante;
c) a velocidade depende sempre de uma força;
d) a descrição de qualquer movimento requer um referencial.
2)
(Cefet-PR) Imagine um ônibus escolar parado no ponto de ônibus e um aluno
sentado em uma de suas poltronas. Quando o ônibus entra em movimento, sua
posição no espaço se modifica: ele se afasta do ponto de ônibus. Dada esta
situação, podemos afirmar que a conclusão ERRADA é que:
a) o aluno que está sentado na
poltrona, acompanha o ônibus, portanto também se afasta do ponto de ônibus.
b) podemos dizer que um corpo
está em movimento em relação a um referencial quando a sua posição muda em
relação a esse referencial.
c) o aluno está parado em
relação ao ônibus e em movimento em relação ao ponto de ônibus, se o
referencial for o próprio ônibus.
d) neste exemplo, o
referencial adotado é o ônibus.
e) para dizer se um corpo está
parado ou em movimento, precisamos relacioná-lo a um ponto ou a um conjunto de
pontos de referência.
Conceito: Trajetória, Posição e Deslocamento Escalar.
3) (UEPG-PR)
Analise as proposições abaixo e marque cada uma delas com V (verdadeiro) ou F
(falso):
( ) O estudo da trajetória de uma partícula independe do referencial adotado.
( ) Uma partícula que está em movimento em relação a um referencial pode estar em repouso em relação a outro.
( ) Se dois móveis se deslocam por uma estrada retilínea com velocidades constantes e iguais, e no mesmo sentido, um está em repouso em relação ao outro.
A seqüência correta obtida é:
a) F − V − F
b) F − F − V
c) V − F − V
d) V − V − F
e) F − V – V
( ) O estudo da trajetória de uma partícula independe do referencial adotado.
( ) Uma partícula que está em movimento em relação a um referencial pode estar em repouso em relação a outro.
( ) Se dois móveis se deslocam por uma estrada retilínea com velocidades constantes e iguais, e no mesmo sentido, um está em repouso em relação ao outro.
A seqüência correta obtida é:
a) F − V − F
b) F − F − V
c) V − F − V
d) V − V − F
e) F − V – V
4)Um carro parte
do km 20, vai até o km 70, onde, mudando o sentido do movimento, vai até o km
30 em uma estrada. A variação de espaço (deslocamento escalar) e a distância
efetivamente percorrida são, respectivamente, iguais a:
a) 90 km e 10 km
b) 10 km e 90 km
c) − 10 km e 90 km
d) 10 km e 10 km
e) 90 km e 90 km
a) 90 km e 10 km
b) 10 km e 90 km
c) − 10 km e 90 km
d) 10 km e 10 km
e) 90 km e 90 km
5) (UMC-SP)
Uma partícula tem seu espaço (s) variando com o tempo (t) de acordo com a
tabela a seguir:
t(s)
|
s(m)
|
0
|
− 10
|
1,0
|
− 5,0
|
2,0
|
0
|
3,0
|
5,0
|
4,0
|
10
|
5,0
|
15
|
6,0
|
10
|
7,0
|
10
|
8,0
|
10
|
a) Qual a trajetória descrita pela
partícula?
b) Quanto vale o espaço inicial s0?
c) Em que instante t0 a partícula passa pela origem dos espaços?
d) Qual a distância percorrida entre os instantes t1 = 0 e t2 = 4,0 s, admitindo-se que, neste intervalo, não houve inversão no sentido do movimento?
e) Em que intervalo de tempo a partícula pode ter permanecido em repouso?
b) Quanto vale o espaço inicial s0?
c) Em que instante t0 a partícula passa pela origem dos espaços?
d) Qual a distância percorrida entre os instantes t1 = 0 e t2 = 4,0 s, admitindo-se que, neste intervalo, não houve inversão no sentido do movimento?
e) Em que intervalo de tempo a partícula pode ter permanecido em repouso?
Conceito:
Velocidade Média e Aceleração Média.
6) Analisando
a tabela, calcule o valor da velocidade média.
7) (FUVEST-SP) Diante de uma agencia do INSS há uma fila
de aproximadamente 100 m de comprimento, ao longo da qual se distribuem de
maneira uniforme 200 pessoas. Aberta a porta, as pessoas entram, durante 30 s,
com uma velocidade média de 1 m/s. Avalie:
a) o numero de pessoas que
entraram na agencia;
b) o comprimento da fila que
restou ao lado de fora.
8) (UFAC) Um carro com uma velocidade de 80
km/h passa pelo km 240 de uma rodovia às 7 h 30 min. A que horas este carro
chegará à próxima cidade, sabendo-se que a mesma está situada no km 300 dessa
rodovia?
10) Os veículos terrestres de maior
aceleração são os dragsters. Numa corrida de apenas 402 m, eles conseguem
variar a velocidade de 0 a 500 km/h em 8 segundos. Qual a aceleração média de
um dragster?
11) Um
carro de fórmula 1 encontra- se a uma velocidade de 290 km/h,
quando ao avistar uma curva, reduz a velocidade para 90 km/h. Essa diminuição
de velocidade ocorre em 4 segundos. Qual a aceleração do carro nesse intervalo
de tempo?
Determine o valor da aceleração média desse carro.
13) Um
jogador de futebol, ao finalizar um lance na grande área para o gol, chuta a
bola e esta alcança a velocidade de 22m/s em 0,2s. O goleiro consegue parar a
bola através do recuo dos braços. Determine a aceleração da bola ao ser parada
pelo goleiro.
14) (PUC - RS) Dizer que um
movimento se realiza com uma aceleração escalar constante de 5 m/s², significa
que:
a) em cada segundo o móvel se desloca 5m.
b) em cada segundo a velocidade do móvel
aumenta de 5m/s.
c) em cada segundo a aceleração do móvel
aumenta de 5m/s.
d) em cada 5s a velocidade aumenta de 1m/s.
e) a velocidade é constante e igual a 5m/s.
Segunda Parte – Entregar logo após
prova bimestral
Conceito:
M.U. e M.U.V.
15) Um móvel com velocidade constante percorre
uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no
instante t0 = 0, a posição do móvel é x0 = 500m e, no instante t = 20s, a
posição é x = 200m.
Determine:
a. A velocidade do móvel.
b. A função da posição.
c. A posição nos instantes t = 1s e t = 15s.
d. O instante em que ele passa pela origem.
b. A função da posição.
c. A posição nos instantes t = 1s e t = 15s.
d. O instante em que ele passa pela origem.
17) Um móvel realiza um
movimento uniforme num determinado referencial. Seus espaços variam com o tempo
segundo os dados da tabela:
t(s)
|
0
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
S(m)
|
160
|
120
|
80
|
40
|
0
|
-40
|
a) Determine o espaço inicial S0
e a velocidade escalar v do movimento.
b) O movimento é progressivo
ou retrógrado?
c) Qual é a função horária do
movimento?
18) É dada a função horária do
movimento de um móvel S = 100 + 80 t, onde s é medido
em metros e t em segundos. Determine:
a)o espaço inicial e a
velocidade escalar;
b) o espaço quando t =
2s;
c) o instante em que o móvel
se encontra a 500 m da origem dos espaços;
d) se o movimento é
progressivo ou retrogrado.
19) É dada a função horária do movimento de um móvel S
= 60 – 12t, na qual s é medido em quilômetros e t em
horas.Determine:
a) o espaço inicial e a
velocidade escalar;
b) o espaço quando t =
3 h.
c) o instante em que o móvel
passa pela origem dos espaços;
d) se o movimento é
progressivo ou retrógrado.
20) Dois
móveis percorrem a mesma trajetória e seus espaços estão medidos a partir do
marco escolhido na trajetória. Suas funções horárias são:
SA = 30 – 80 t e SB
= 10 + 20 t
Nestas funções, t é o
tempo em horas e SA e SB são os espaços em
quilômetros.
Determine o instante e a
posição de encontro.
21) (FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento
retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s2.
Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos,
valem, respectivamente:
a) 6,0 m/s e 9,0m;
b) 6,0m/s e 18m;
c) 3,0 m/s e 12m;
d) 12 m/s e 35m;
e) 2,0 m/s e 12 m
22) (MACKENZIE) Um móvel parte do repouso com aceleração
constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória
retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de
partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:
a) 8,0 m/s2 b)
6,0 m/s2 c) 4,0 m/s2
d) 2,0 m/s2 e) 1,6
m/s2
23) (UFMA) Uma motocicleta pode manter uma aceleração
constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um
motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distância de 500m,
em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de
intensidade 100 m/s é:
a) zero b)
5,0 m/s c) 10 m/s d)
15 m/s e) 20 m/s
24) É dado um movimento cuja
equação horária do espaço é s = 8 – 4t+t2 ( unidades do SI).
A equação horária da velocidade em função do tempo é:
a) v = 8 – 4t
b) v = - 4 + 2t
c) v = -4 + 2t2
d) v = 8 + t2
e) v = 8t – 4t2 + t3
25) Sabe-se que a equação
horária do movimento de um corpo é S = 2 + 10 t + 3 t2.
A posição está em metros e o tempo em segundos. Determine:
a) A posição inicial do corpo;
b) A velocidade inicial do
corpo;
c) A aceleração do corpo;
d) a equação horária da
velocidade;
e) A posição deste corpo no
instante de tempo 2s.
26) Uma partícula está em movimento de modo que sua
velocidade em função tempo é dada pelo gráfico abaixo:
a) qual é a velocidade inicial
da partícula?
b) qual a aceleração escalar
da partícula?
c) dê a equação horária da
velocidade.
d) qual a distância percorrida
entre os instantes t=0 e t=2s?
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