terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Frase_6
"Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver". (Rubem Alves)
Frase_5
“Uma
das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que os educandos em
relação uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a
experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico,
como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos,
capaz de ter raiva porque capaz de amar.” (Paulo Freire)
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Frase_4
"Trata um homem de acordo com o que ele é, ele continuará na mesma; trata-o de acordo com o que pode e deve ser, e ele converter-se-á no que pode e deve ser"
(J. W. Goethe)
(J. W. Goethe)
Frase_3
“Quando recebemos um ensinamento devemos receber como um valioso presente e não como uma dura tarefa. Eis aqui a diferença que transcende.”
Albert Einstein
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Parabéns para Carol
Parabéns para Carolina Maia (3ºA - 2011)
Que passou em primeiro lugar na Uniesp-Guaraujá no curso de direito com bolsa integral,
e também passou na Unirp em Engenharia Eletrônica.
Que passou em primeiro lugar na Uniesp-Guaraujá no curso de direito com bolsa integral,
e também passou na Unirp em Engenharia Eletrônica.
Que você tenha muito sucesso em sua carreira e continue sendo uma aluna exemplar.
10 Novas Competências para Ensinar
10 Novas Competências para Ensinar
Philippe Perrenoud
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
• Conhecer
os conteúdos da disciplina a serem ensinados e sua tradução em objetivos de
aprendizagem
• Trabalhar
a partir das representações dos alunos
• Trabalhar
a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem
• Construir
e planejar dispositivos e seqüências didáticas
• Envolver
os alunos em atividades de pesquisa, em projetos
2. Administrar a progressão das aprendizagens
• Conceber
e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos
alunos
• Estabelecer
laços com as teorias e as atividades de aprendizagem
• Observar
e avaliar os alunos em situações de aprendizagem
• Fazer
balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de
diferenciação
• Administrar
a heterogeneidade da turma
• Abrir,
ampliar a gestão de classe
• Fornecer
apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
• Desenvolver
a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu
trabalho
• Suscitar
o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho
escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação
• Instituir
um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de
contratos
• Oferecer
atividades opcionais de formação
• Favorecer
a definição de um projeto pessoal do aluno
5. Trabalhar em equipe
• Elaborar
um projeto em equipe
• Dirigir
um grupo de trabalho, conduzir reuniões
• Formar
e renovar uma equipe pedagógica
• Enfrentar
e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais
• Administrar
crises ou conflitos interpessoais
6. Participar da administração da escola
• Elaborar,
negociar um projeto da instituição
• Administrar
os recursos da escola
• Coordenar,
dirigir uma escola com todos os seus parceiros
• Organizar
e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
• Competências
para trabalhar em ciclos de aprendizagem
7. Informar e envolver os pais
• Dirigir
reuniões de informação e de debate
• Fazer
entrevistas
• Envolver
os pais na construção dos saberes
8. Utilizar novas tecnologias
• A
informática na escola
• Utilizar
editores de texto
• Explorar
as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino
• Comunicar-se
à distância por meio da telemática
• Utilizar
as ferramentas multimídia no ensino
• Competências
fundamentadas em uma cultura tecnológica
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
• Prevenir
a violência na escola e fora dela
• Lutar
contra preconceitos e discriminações sexuais, étnicas e sociais
• Poder
criar regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à
apreciação da conduta
• Analisar
a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
• Desenvolver
o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
10. Administrar sua própria formação contínua
• Saber
explicitar as próprias práticas
• Fazer
seu programa pessoal de formação contínua
• Negociar
um projeto de formação comum com os colegas
• Envolver-se
em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo
• Acolher
a formação dos colegas e participar dela
• Ser
agente do sistema de formação continua
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Parábola da vaca
Parábola da vaca
Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada.
Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo.
- O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos.
O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo :
- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo.
o discípulo não acreditou.
- Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem !
O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem :
- Vá lá e empurre a vaquinha.
Indignado porém resignado, o discípulo assim fez. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo.
Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ajudar a família, pedir desculpas.
ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com árvores, piscina, carro importando, antena parabólica. Perto da churrasqueira, adolescentes, lindos, robustos comemorando com os pais a conquista do primeiro milhão. O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora.
Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.
Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá
- Claro que sei. Você está olhando para ela.
Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças, jovens saudáveis. Espantado, dirigiu-se ao homem e disse :
- Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo ?
O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu :
- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.
Moral da história : às vezes é preciso perder para ganhar mais adiante. É com a adversidade que exercitamos nossa criatividade e criamos soluções para os problemas da vida. Muitas vezes é preciso sair da acomodação, criar novas idéias e trabalhar com amor e determinação
Luís Colombini
Frase_1
"É preciso acreditar na criatividade do ser humano para mudar o que é insatisfatório. É preciso mudar o caminho que a Educação tem tomado, antes que seja tarde demais." Içami Tiba
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
PARABÉNS ANGÉLICA E FERNANDO!
Com muita honra e prazer que venho publicar no nosso blog uma grande conquista de dois de nossos alunos formados o ano passado (2011).
Parabéns para Angélica Camacho e Fernando Junior por terem sido aprovados no vestibular da UNESP em São José do Rio Preto, para os cursos de Pedagogia e Matemática respectivamente.
Continuem sempre sendo dedicados e estudando.
E que vocês sirvam de exemplos para os nossos alunos acreditarem que é possível alcançar seus sonhos, basta empenho e muita dedicação.
Felicidades nessa nova empreitada!
Parabéns para Angélica Camacho e Fernando Junior por terem sido aprovados no vestibular da UNESP em São José do Rio Preto, para os cursos de Pedagogia e Matemática respectivamente.
Continuem sempre sendo dedicados e estudando.
E que vocês sirvam de exemplos para os nossos alunos acreditarem que é possível alcançar seus sonhos, basta empenho e muita dedicação.
Felicidades nessa nova empreitada!
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Como saber se você seria um bom professor?
IÇAMI TIBA
Clipping Educacional - UOL Educação
Não há limites para o ser humano a não serem aqueles que ele os coloque para si mesmo. Nem todos os limites são conscientes. Muitos até pensam ou acham que vão conseguir superar, mas não têm empenho, disciplina, conhecimentos suficientes, foco, visão, assertividade, constância, comprometimento, eficácia - e acabam não conseguindo. Depois, argumentam-se para si mesmos dizendo que fizeram tudo o que podiam e deviam. Melhor seria impossível fazer.
Está claro que algumas profissões exigem mais algumas especificidades que são essenciais que para outras não seriam.
Segundo Malcolm Gladwell, no seu livro Fora de Série, qualquer pessoa que pratique por 10.000 horas qualquer atividade, torna-se excepcional nela. Uma média de 3 horas ao dia por 10 anos. Qualquer pessoa que praticasse ministrar 6 aulas por dia, em 5 anos seria uma excelente professora. Os Beatles tinham mais de 10.000 horas tocadas em shows e baladas antes de atingir o sucesso mundial.
Mas por que encontramos alguns professores com mais de 10 anos de atividade, às vezes até 30 anos, cujas aulas são medíocres?
Provavelmente uma das principais causas seria: ministrou todas as aulas, uma igual a outra, sem tirar nem pôr, sem interesse em melhorar, atualizar ou adequar aos variados públicos. É como se usasse a mesma ficha amarelada pelo tempo de uso ou uma mente que marcou passo no que decorou quando estudante. Não deu um passo além. Reduziu sua Performance a Zero.
Pensemos somente no prejuízo que tal professor provocou em 30 anos nos seus alunos. Se for de matemática então, quem sabe interferiu nas escolhas das carreiras dos seus alunos a profissões que não usasse matemática...
Qualquer pessoa pode ser um bom professor se, antes mesmo de escolher esta carreira: (1) já gostasse de lidar com diferentes tipos de pessoas, (2) tivesse a alegria de ensinar, (3) sentisse prazer em aprender o que não soubesse e em ensinar o que soubesse para quem quisesse aprender, (4) adorasse novidades, (5) buscasse sempre conhecer mais sobre algum tema que lhe interessasse, (6) não se incomodasse em ler nas mais variadas fontes, (7) participasse com facilidade de atividades com grupos ou individuais, (8) tivesse paciência para ouvir várias vezes a mesma história de diferentes pessoas, (9) não se irritasse em ser questionada, (9) fosse adaptável a diversas situações de convivência humana, (10) estabelecesse bom contato com pessoas de diferentes origens, credos, culturas, níveis sócio-econômicos, idades etc.
Mesmo que não tivesse as condições acima relacionadas, nada impede que elas possam ser aprendidas, treinadas e desenvolvidas. O ser humano tem capacidades incríveis que somente se mostram quando estimuladas. Nada existe que após 10.000 horas de prática, não torne o praticante em um expert no tema.
Para o ser humano tudo pode parecer difícil, complicado e impossível de ser feito se nada souber, mas tudo torna-se fácil, realizável e prazeroso quando se aprende. O saber é uma questão de busca pessoal, pois o conhecimento é uma construção individual. Podemos ser bombardeados por informações das mais variadas fontes, porém somente registramos o que conhecemos. O aprendizado é transformar as informações recebidas em conhecimentos.
Um bom professor não nasce pronto. É na prática que ele vai se formando, na paciência que vai se adquirindo, pelas tentativas de buscar melhores soluções que vai descobrindo os melhores caminhos, pois o relacionamento professor-aluno não nasce pronto, mas é construído ao longo de sua existência.
IÇAMI TIBA
Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Pais e Educadores de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 28 livros
fonte: http://educacao.uol.com.br
SEXTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2012
Justiça mantém escolha de aula na rede estadual
Thâmara Kaoru
Clipping Educacional - do Agora
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender a sentença da 3ª Vara da Fazenda Pública da capital, que havia determinado a reorganização da jornada extraclasse dos professores conforme a proposta feita pela Apeoesp (sindicato dos professores de São Paulo).
Segundo pedido do sindicato, o Estado deveria destinar 33% do tempo dos professores para as atividades fora da sala de aula, como diz a lei nacional do piso.
O restante do tempo deveria ser cumprido com os alunos.
No caso de um professor com carga horária de 40 horas semanais, 26 delas deveriam ser na sala de aula e as outras 14 horas restantes, em atividades extraclasse, como a correção de provas e a preparação de atividades.
fonte: http://www.agora.uol.com.br
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Técnico em Mecatrônica
Técnico em Mecatrônica
O tecnólogo em Mecatrônica tem sua atividade caracterizada pela automatização e otimização dos processos industriais.
Atua na execução de projetos, instalação, manutenção e interação desses processos projeta e instala máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção, além de gerenciar sua operação e manutenção.
Pesquisa, desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos e, em parceria com o engenheiro de produção, escolhe materiais e tecnologias a ser empregados na usinagem.
Outra área de atuação encontra-se nas empresas do ramo metalmecânico, como metalúrgicas e fábricas de autopeças.
O tecnólogo em Mecatrônica tem sua atividade caracterizada pela automatização e otimização dos processos industriais.
Atua na execução de projetos, instalação, manutenção e interação desses processos projeta e instala máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção, além de gerenciar sua operação e manutenção.
Pesquisa, desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos e, em parceria com o engenheiro de produção, escolhe materiais e tecnologias a ser empregados na usinagem.
Outra área de atuação encontra-se nas empresas do ramo metalmecânico, como metalúrgicas e fábricas de autopeças.
Técnico em Química
Técnico em Química
O Técnico em Química atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos.
Planeja e coordena os processos laboratoriais.
Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas.
Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos.
Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos.
Atua com responsabilidade ambiental e em observância as normas técnicas e de segurança.
O profissional pode atuar em indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental, entidades de certificação de produtos.
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Aos nossos alunos do Ensino Médio
Entenda o que é e para que serve o Enem
Exame
Nacional do Ensino Médio é obrigatório em diversos vestibulares e pode ajudar
em outros.
O
que é o Enem?
O
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o
término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de
mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas peloSisu (Sistema de Seleção Unificada). O Enem, também em 2009, tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas peloSisu (Sistema de Seleção Unificada). O Enem, também em 2009, tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Devo fazer Enem para passar no vestibular?
Confira
como a faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa
informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição
substituiu completamente o vestibular pelo Enem (como as participantes do Sisu)
você precisa fazer o exame obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer
concorrer a bolsas do ProUni, o Enem também é obrigatório.
Além disso, há instituições (como a Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo exame (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota da prova como bônus na nota final do vestibular (como a PUC de Campinas).
Como posso me inscrever?
Além disso, há instituições (como a Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo exame (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota da prova como bônus na nota final do vestibular (como a PUC de Campinas).
Como posso me inscrever?
Todas
as informações sobre inscrição no exame podem ser obtidas no site do Enem.
Como posso usar a nota de Enems de anos anteriores?
Como posso usar a nota de Enems de anos anteriores?
Alguns
vestibulares permitem ao candidato informar seu desempenho em mais de uma
edição do Enem e costumam usar a pontuação que mais acrescenta na nota final do
candidato. Exemplo desse tipo de uso da nota foi a Fuvest de 2008.
Qual a relação entre o Enem e o ProUni?
Qual a relação entre o Enem e o ProUni?
Só
pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são
distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do
Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a
bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.
Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico - em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico - em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Para
se candidatar aos cursos que aderiram ao Sisu, o candidato precisa ter feito
Enem. Para poder se inscrever em algum curso pelo Sisu, o candidato precisa,
antes de mais nada, informar o número de inscrição e a senha cadastrada no
Enem. A seleção pelo Sistema de Seleção Unificada é feita com com base nas
notas do Enem.
Como
é a prova do Enem?
O
exame é composto de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro
partes, e uma redação. Cada parte da prova possuí 45 questões de:
-
linguagens e códigos, em que são cobrados conhecimentos de língua portuguesa,
literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol);
-
ciências humanas, que aborda questões de geografia, história, filosofia e
sociologia;
-
ciências danatureza, que traz perguntas sobre biologia, química e física;
-
matemática.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Refeitório.
Nosso refeitório está quase pronto!
Desculpem-nos pelo transtorno, estamos em reforma para melhor atendê-los.
Pedimos um pouco mais de paciência a toda comunidade escolar, em breve nossa reforma termina.
Contamos com a colaboração de todos.
Desculpem-nos pelo transtorno, estamos em reforma para melhor atendê-los.
Pedimos um pouco mais de paciência a toda comunidade escolar, em breve nossa reforma termina.
Contamos com a colaboração de todos.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Em nova decisão, SP é obrigado a mudar jornada dos professores
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
Em nova decisão, tomada nesta terça-feira, a Justiça ordenou que o governo de São Paulo deve seguir o pedido da Apeoesp (sindicato dos professores) e ampliar a jornada extraclasse dos docentes da educação básica.
A decisão de hoje, da 3ª Vara da Fazenda Pública, foi referente ao mérito da ação, à qual cabe recurso. Até ontem (30), a Justiça vinha analisando os pedidos liminares(provisórios).
Assim, o governo vai ter de transferir o equivalente a sete aulas semanais para o período extraclasse dos professores (com jornada semanal de 40 horas) --tempo em que ele pode, por exemplo, preparar atividades e corrigir provas.
Como tinha a decisão provisória favorável, o governo definiu a jornada dos professores transferindo apenas uma aula semanal. O ano letivo começa nesta quarta-feira (1º).
No processo, o governo afirmava ser inviável seguir o pedido do Apeoesp, pois seria necessário contratar mais de 50 mil professores, numa rede que possui hoje cerca de 210 mil.
A discordância nas contas do governo e do sindicato ocorre devido à diferença entre a quantidade de horas pagas e a de horas em sala.
Na rede estadual, a aula dura 50 minutos (período diurno), mas o docente recebe por 60 minutos.
Para o governo, a diferença de dez minutos em cada aula deve ser contada como jornada extraclasse, o que é refutado pelos sindicatos.
O Estado foi obrigado a alterar a jornada docente devido à lei federal que obriga que 33% do tempo seja destinado a atividades extraclasse.
A Secretaria da Educação informou que "não foi notificada sobre nenhuma decisão" e confirmou que o ano letivo terá início amanhã, "conforme previsto".
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