10 Novas Competências para Ensinar
Philippe Perrenoud
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
• Conhecer
os conteúdos da disciplina a serem ensinados e sua tradução em objetivos de
aprendizagem
• Trabalhar
a partir das representações dos alunos
• Trabalhar
a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem
• Construir
e planejar dispositivos e seqüências didáticas
• Envolver
os alunos em atividades de pesquisa, em projetos
2. Administrar a progressão das aprendizagens
• Conceber
e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos
alunos
• Estabelecer
laços com as teorias e as atividades de aprendizagem
• Observar
e avaliar os alunos em situações de aprendizagem
• Fazer
balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de
diferenciação
• Administrar
a heterogeneidade da turma
• Abrir,
ampliar a gestão de classe
• Fornecer
apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
• Desenvolver
a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu
trabalho
• Suscitar
o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho
escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação
• Instituir
um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de
contratos
• Oferecer
atividades opcionais de formação
• Favorecer
a definição de um projeto pessoal do aluno
5. Trabalhar em equipe
• Elaborar
um projeto em equipe
• Dirigir
um grupo de trabalho, conduzir reuniões
• Formar
e renovar uma equipe pedagógica
• Enfrentar
e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais
• Administrar
crises ou conflitos interpessoais
6. Participar da administração da escola
• Elaborar,
negociar um projeto da instituição
• Administrar
os recursos da escola
• Coordenar,
dirigir uma escola com todos os seus parceiros
• Organizar
e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
• Competências
para trabalhar em ciclos de aprendizagem
7. Informar e envolver os pais
• Dirigir
reuniões de informação e de debate
• Fazer
entrevistas
• Envolver
os pais na construção dos saberes
8. Utilizar novas tecnologias
• A
informática na escola
• Utilizar
editores de texto
• Explorar
as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino
• Comunicar-se
à distância por meio da telemática
• Utilizar
as ferramentas multimídia no ensino
• Competências
fundamentadas em uma cultura tecnológica
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
• Prevenir
a violência na escola e fora dela
• Lutar
contra preconceitos e discriminações sexuais, étnicas e sociais
• Poder
criar regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à
apreciação da conduta
• Analisar
a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
• Desenvolver
o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
10. Administrar sua própria formação contínua
• Saber
explicitar as próprias práticas
• Fazer
seu programa pessoal de formação contínua
• Negociar
um projeto de formação comum com os colegas
• Envolver-se
em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo
• Acolher
a formação dos colegas e participar dela
• Ser
agente do sistema de formação continua
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