sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

10 Novas Competências para Ensinar


10 Novas Competências para Ensinar
Philippe Perrenoud 

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
       Conhecer os conteúdos da disciplina a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem
       Trabalhar a partir das representações dos alunos
       Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem
       Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas
       Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos
2. Administrar a progressão das aprendizagens
       Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos
       Estabelecer laços com as teorias e as atividades de aprendizagem
       Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem
       Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
       Administrar a heterogeneidade da turma
       Abrir, ampliar a gestão de classe
       Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
       Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
       Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação
       Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos
       Oferecer atividades opcionais de formação
       Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno
5. Trabalhar em equipe
       Elaborar um projeto em equipe
       Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões
       Formar e renovar uma equipe pedagógica
       Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais
       Administrar crises ou conflitos interpessoais
6. Participar da administração da escola
       Elaborar, negociar um projeto da instituição
       Administrar os recursos da escola
       Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros
       Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
       Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem
7. Informar e envolver os pais
       Dirigir reuniões de informação e de debate
       Fazer entrevistas
       Envolver os pais na construção dos saberes
8. Utilizar novas tecnologias
       A informática na escola 
       Utilizar editores de texto
       Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino
       Comunicar-se à distância por meio da telemática
       Utilizar as ferramentas multimídia no ensino
       Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
       Prevenir a violência na escola e fora dela
       Lutar contra preconceitos e discriminações sexuais, étnicas e sociais
       Poder criar regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta
       Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
       Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
10. Administrar sua própria formação contínua
       Saber explicitar as próprias práticas
       Fazer seu programa pessoal de formação contínua
       Negociar um projeto de formação comum com os colegas
       Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo
       Acolher a formação dos colegas e participar dela
       Ser agente do sistema de formação continua

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